Forum de Enfermagem
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Digitálicos ou cardioglicosideos

Ir para baixo

Digitálicos ou cardioglicosideos Empty Digitálicos ou cardioglicosideos

Mensagem  Joana S. Dom Jun 22, 2008 2:34 pm

Como esta terapêutica não foi pesquisada por mim, mas sim por uma amiga minha, acho que é melhor confirmarem se isto está completamente correcto. Wink

Os Digitálicos ou Cardioglicosideos constituem um grupo de fármacos usados no tratamento de doenças do coração, nomeadamente de arritmias e insuficiência cardiacas.
Os digitálicos existem naturalmente nas plantas do género Digitalis nomeadamente na Digitalis purpurea, uma planta venenosa também conhecida por Dedaleira, selvagem na Europa e nomeadamente em Portugal.
Por cardiotónicos designam-se as substâncias com efeito inotrópico positivo, tais como as aminas simpaticomiméticas e os digitálicos. As aminas simpaticomiméticas, como a dopamina e a dobutamina, apenas são utilizadas por via IV, em meio hospitalar e exigindo monitorização.
Têm efeito bradicardizante. Não devem ser administrados a utentes com FC<60bpm.

Usos clínicos
São usados para diminuir a taxa de contração ventricular e para corrigir as arritmias por flutter ou fibrilhação auricular. Arritmias supraventriculares. Contraindicados em síndrome de Wolff-Parkinson-White.
Se diuréticos e inibidores da enzima de conversão da angiotensina (IECAs) não forem suficientes para controlar a situação, em casos de insuficiência cardiaca crónica.

Contra-indicações e precauções: Os digitálicos estão contra-indicados no síndrome de Wolff-Parkinson-White, na taquicardia ventricular, nos bloqueios auriculoventriculares de 2º e 3º grau, na cardiomiopatia hipertrófica obstrutiva e ainda em situações de hipercalcemia e hipocaliemia significativas.

Mecanismo de ação
Os digitálicos inibem a bomba de sódio (ou Na+/K+ ATPase), que existe nas membranas das células, nomeadamente nos miócitos cardíacos. Apesar dessa proteína existir em todas as células, nas concentrações usadas terapêuticamente, só as células musculares e os neurónios são afectados significativamente.
A maior quantidade de ião sódio intracelular e menor concentração de ião potássio, alteram a excitabilidade de neurónios no cérebro e dos miócitos do coração.

Efeitos
• Prolongamento ligeiro do potencial de acção e plateau.
• Redução do ritmo cardíaco, devido à activação dos nucleos do sistema parassimpático do nervo vago no cérebro.
• Força de contracção ventricular aumentada

Efeitos Adversos
Os digitálicos também alteram a excitabilidade de vários núcleos neuronais e do sistema nervoso intestinal, a que se devem os seus efeitos secundários:
• Naúsea
• Vómitos
• Diarreia
• Ligeira ginecomastia nos homens.
• Confusão mental, alterações visuais, alucinações (raras)
• Raramente arritmias (batimento cardiacos caóticos): apesar de ser usado para corrigir arritmias por fibrilhação auricular, doses elevadas de digitálicos causam também arritmias por fibrilhação ventricular.

Interacções
Apresentam muitas interacções com varios fármacos, como a quinidina e antibióticos.

Farmacos mais conhecidos do grupo
• Digoxina: existe nos tecidos da planta dedaleira. É a mais utilizada.
• Ouabaína: pouca solubilidade aquosa.
• Digitoxina: alta solubilidade em água.
• Metildigoxina

A digoxina é eliminada pelo rim.

Joana S.

Mensagens : 4
Data de inscrição : 21/06/2008
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos