Forum de Enfermagem
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Equimose e Hematoma

3 participantes

Ir para baixo

Equimose e Hematoma Empty Equimose e Hematoma

Mensagem  _marta Sex Jun 27, 2008 12:13 am

Boa noite!

Em primeiro lugar espero que esteja tudo bem com todos Wink

Em segundo lugar, será que alguém me pode esclarecer acerca da diferença entre equimose e hematoma? scratch é que estou com algumas dificuldades em entender a diferença e não arranjo bibliografia fiável que me auxilie study ...

desde já o meu obrigada Rolling Eyes Very Happy

_marta

Mensagens : 4
Data de inscrição : 23/06/2008
Idade : 35
Localização : Seixal

Ir para o topo Ir para baixo

Equimose e Hematoma Empty Re: Equimose e Hematoma

Mensagem  mantorras Sex Jun 27, 2008 11:24 am

_marta escreveu:Boa noite!

Em primeiro lugar espero que esteja tudo bem com todos Wink

Em segundo lugar, será que alguém me pode esclarecer acerca da diferença entre equimose e hematoma? scratch é que estou com algumas dificuldades em entender a diferença e não arranjo bibliografia fiável que me auxilie study ...

desde já o meu obrigada Rolling Eyes Very Happy

Olá _marta Smile

Recorrendo à Wikipédia e respondendo à tua dúvida:

Equimose ---> é uma infiltração de sangue na malha dos tecidos. Surge com a rotura de capilares. As que surgem à distância resultam da migração do sangue extravasado ou por aumento da pressão venosa por compressão das veias de drenagem, por exemplo, petéquias em conjuntivas oculares no estrangulamento, enforcamento.

Tipos de equimose:

- Petéquias - cabeça de alfinete - desaparecem mais rápido que as demais.
- Sugilação - confluência de numerosas lesões puntiformes numa área bem definida - grãos de areia.
- Sufusão - formada por uma "hemorragia" mais extensa - mantém o centro violáceo e as mudanças de cor ocorrem na periferia.
- Equimoses espontâneas - não se relacionam às contusões, nem possuem local preferencial. Têm distribuição simétrica no corpo, acompanhadas por outros sinais de doenças hemáticas.
- Equimoses post-mortem - surgem nas regiões de livores intensos.

Evolução cromática da equimose - deve-se à progressiva reabsorção da "hemorragia" pela acção dos macrófagos.

Hematoma ---> define-se como uma colecção (ou acúmulo) de sangue num órgão ou tecido, geralmente bem localizado e que pode dever-se a traumatismo, alterações hematológicas ou outras causas. Também conhecido como nódoa negra.

Pode ser detectável através do exame clínico ou por meios imagiológicos. Na maioria dos casos a situação reverte espontaneamente. Mas em casos de hematomas de grandes dimensões ou localizados em certos órgãos (no cérebro, por exemplo) a drenagem cirúrgica torna-se obrigatória.

Equimose e Hematoma Hematoma1
mantorras
mantorras

Mensagens : 3
Data de inscrição : 19/06/2008
Idade : 35
Localização : Queijas

Ir para o topo Ir para baixo

Equimose e Hematoma Empty Re: Equimose e Hematoma

Mensagem  _marta Sex Jun 27, 2008 8:16 pm

mantorras, obrigada por teres respondido Wink

No entanto, continuo com dúvidas porque por exemplo, este sitehttp://www.millenniumbcp.pt/site/conteudos/75/758/article.jhtml?articleID=86888considera a equimose como uma nódoa negra e não o hematoma daí as minhas dúvidas...

não há ninguém que tenha um dicionário de enfermagem que me possa dar as definições ou assim? scratch estou mesmo mesmo confusa... confused

_marta

Mensagens : 4
Data de inscrição : 23/06/2008
Idade : 35
Localização : Seixal

Ir para o topo Ir para baixo

Equimose e Hematoma Empty Re: Equimose e Hematoma

Mensagem  Hugo V. Sáb Jun 28, 2008 2:47 am

_marta escreveu:mantorras, obrigada por teres respondido Wink

No entanto, continuo com dúvidas porque por exemplo, este sitehttp://www.millenniumbcp.pt/site/conteudos/75/758/article.jhtml?articleID=86888considera a equimose como uma nódoa negra e não o hematoma daí as minhas dúvidas...

não há ninguém que tenha um dicionário de enfermagem que me possa dar as definições ou assim? scratch estou mesmo mesmo confusa... confused

Suspect

Esta duvida ja surgiu cmg e cm a tatiana. Não me seguindo pela Wikipedia, fui ao site dos médicos de portugal (http://www.medicosdeportugal.pt/action/10/glo_id/4774/menu/2/ e http://www.medicosdeportugal.pt/action/10/glo_id/6091/menu/2/) e transcrevo:

"Equimose - s. f. (fr. ecchymose; ing. ecchymosis). Mancha escura ou azulada devida a uma infiltração difusa de sangue no tecido subcutâneo. Na maior parte dos casos, aparece após um traumatismo, mas pode também aparecer espontaneamente em sujeitos que apresentam fragilidade capilar ou uma coagulopatia. Após um período de tempo variável, a equimose desaparece passando por diversas gradações: violácea, acastanhada, esverdeada e amarelada. Nome popular: nódoa negra. V. petéquia, sufusão. (adj.: equimótico.)

Hematoma - s. m. (fr. hématome; ing. hematoma). Colecção de sangue num tecido, resultante de um traumatismo com rotura de vasos ou de uma perturbação da crase sanguínea."


Primeiramente isto responde a tua questão, Equimose = Nódoa Negra

Realmente é-nos dificil distinguir assim "a olho" a diferença mas um hematoma causa também um edema no local.

Hematoma:
Equimose e Hematoma Subungal-hematoma-(1)~

Espero que tenha ajudado...
De qualquer forma é uma questão a colocar a um enfº.

Bom estágio! Very Happy
Hugo V.
Hugo V.
Admin

Mensagens : 15
Data de inscrição : 19/06/2008
Idade : 35
Localização : Torres da Bela Vista

http://enfermagem.foro.bz

Ir para o topo Ir para baixo

Equimose e Hematoma Empty Re: Equimose e Hematoma

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos